Perguntas Frequentes

warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/deyvid/dygnus.com/includes/menu.inc on line 1012.

Quem Precisa de Certificado Digital?

  • Hoje a obrigatoriedade do Certificado Digital é para todas as empresas que precisam entregar DCTF mensal, Empresas Optantes pelo Lucro Real, empresas optantes pelo Lucro Arbitrado, Empresas Optantes pelo Lucro Presumido, Empresas que trabalham com exportação e importação (siscomex). Empresas que precisam, ou desejam, emitir Nota Fiscal Eletrônica também necessitam de Certificado Digital. Mas TODAS as empresas podem solicitar seu certificado digital e usufruir dos benefícios que o mesmo proporciona !

O contador também precisa solicitar o seu Certificado Digital?

  • Sim. Cada empresa precisa ter seu próprio Certificado Digital, (ou no caso de e-CPF do Representante Legal, este será válido para todas as empresas que a pessoa for o Representante Legal) e, consequentemente o Contador precisa ter seu Certificado Digital, pois seus clientes vão lhe passar uma procuração eletrônica para que o Contador trabalhe através de Certificação com essas empresas. E a unica maneira de ele ter acesso a essas procurações eletrônicas é possuindo o Certificado Digital.

Qual a diferença entre o A1 e o A3?

  • O certificado digital do tipo A1 é válido por 01 ano e é armazenado dentro do próprio computador. Já o certificado digital do tipo A3 é válido por 03 anos e é armezenado numa mídia externa (Cartão Smart Card ou e-token).

Qual a diferença entre Smart Card e e-Token

  • Smart Card, ou cartão inteligente, é uma mídia de armazenamento de Certificados Digitais do tipo A3 com seu layout semelhante a um cartão de crédito, e para interagir com o computador precisa de um aparelho chamado Leitora de Smart card. O e-Token, também é uma mídia de armazenamento de Certificados Digitais do tipo A3, e seu layout é semelhante a de um Pen-Drive, e possui uma conexão USB para interagir com o computador.

Quando que eu preciso comprar também a Leitora de Smart Card?

  • Quando se optar por adquirir o certificado armazenado em Smart Card, e nos casos abaixo (sempre levando em conta que foi optado pela aquisição do Smart card):
    • Para o contador é imprescindivel a aquisição da Leitora de Smart Card, pois é com ela que ele irá ler as informações de seu Certificado Digital, e também irá permitir o acesso aos Smart Cards de seus clientes para que os mesmo lhe passem a procuração eletrônica.
    • Empresas que trabalharão com o Siscomex também precisam ter a leitora, pois elas estarão usando constantemente esta tecnolgia.
    • Empresas que optem a trabalhar com Nota Fiscal eletrônica, ou que queiram utilizar os benefícios do certificado Digital (como acesso ao Internet Banking 100% Seguro, envio de emails assinados digitalmente, envio de emails criptografados, entre outros benefícios).

Que tipo de segurança posso obter com meu Certificado Digital?

  • Armazenar seus documentos eletrônicos importantes criptografados, você terá 100% de garantia de que ninguém irá acessá-los indevidamente e independente de onde eles estão armazenados, em seu lap-top, estações de trabalho ou mesmo no servidor.
  • O e-mail é uma ferramenta de trabalho, enviar e-mails assinados digitalmente, isso tornará seus e-mails confiáveis. A pessoa que receber um e-mail seu, terá certeza de que ele foi realmente enviado por você e a garantia de que o conteúdo não foi alterado.
  • Utilizar como mecanismos de acesso seguro, certificados digitais e mecanismos de hardware (eTokens ou SmartCards), desta forma você terá a segurança que ninguém utilizará sua identidade indevidamente.
  • Antes de enviar dados pessoais através de sites, verifique se o site é seguro e se o certificado é realmente da empresa que você deseja manter contato. Verifique também a assinatura nas mensagens de alerta, somente autorize execuções em seu micro se você confiar na entidade que assinou o aplicativo.
  • Lembre-se, o e-mail é uma ferramenta de trabalho, sempre que desejar enviar alguma informação importante, criptografe o e-mail, você terá a garantia de que seu e-mail somente será lido por quem você deseja.
  • Habitue-se a assinar digitalmente os documentos eletrônicos que você gerar. Este procedimento lhe dará garantia de originalidade ao longo do tempo e ainda, se você enviar o documento à alguém, terá a segurança de poder detectar qualquer alteração que porventura for realizada sobre o mesmo.
  • Utilize criptografia na transmisão de dados. Além de garantia de sigilo, sua empresa poderá utilizar a internet para comunicações coorporativas, ou para comunicação com fornecedores ou representantes, sem a necessidade de linhas dedicadas.

Que destino têm os dados que inscrevo no formulário eletrônico?

  • Toda a informação pessoal recolhida que não conste explicitamente no certificado digital emitido será armazenada de forma confidencial, podendo o portador solicitar a sua visualização, alteração ou remoção quando o desejar.

Meu cliente de correio eletrônico demora muito tempo para mostrar o conteúdo das mensagens quando eu as recebo assinadas. O que está errado?

  • Isto ocorre porque o cliente de correio eletrônico está tentando fazer uma busca on-line nas listas de certificados revogados. O cliente de correio eletrônico executa este passo para verificar se o certificado que assinou a mensagem não foi revogado.
    A verificação torna-se lenta se o computador não está conectado na Internet no momento que o usuário clica na mensagem ou se está acontecendo algum problema na rede entre o computador do usuário e o local onde o arquivo com a lista de certificados revogados está armazenado.